Assistente de voz da Apple será usado em carros
Depois de se tornar conhecido através do iPhone, o assistente de voz Siri, da Apple, prepara-se para chegar ao iPad e (quem diria!) aos automóveis. |
Por Eduardo Bonjoch
Scott Forstall, VP de desenvolvimento da Apple, divulgou uma lista de nove montadoras interessadas em incluir as novas funcionalidades “eyes-free” em seus veículos.
Como próprio nome já diz, as atualizações do Siri (adaptadas ao mundo automotivo) permitem que o usuário utilize o assistente de voz sem precisar nem olhar para o dispositivo, nem mesmo na hora de iniciar o recurso. E isso vale para agendar uma reunião, enviar uma mensagem de texto, adicionar um lembrete, encontrar um restaurante, verificar resultados esportivos e realizar várias outras tarefas.
A General Motors, por exemplo, pretende (segundo o blog GM Authority) introduzir a novidade nos compactos Chevrolet Spark e Chevrolet Sonic nos próximos 12 meses. O segredo está na simplicidade: basta pressionar o botão em destaque na foto (perto do volante) para integrar o sistema de informação e entretenimento da GM, chamado MyLink, ao Siri. O MyLink aproveita a conexão à internet do smartphone para acessar uma variedade de aplicativos e utiliza a tecnologia Bluetooth para atender e efetuar ligações telefônicas sem a necessidade de tirar as mãos do volante.
Como a maioria dos sistemas para automóveis, o MyLink só consegue responder entre 50 e 60 comandos de voz. Mas, com a integração às funcionalidades eyes-free do Siri, o recurso se tornará bem mais intuitivo para os usuários do iPhone 4S.
Planet Tech