Os modelos atuais são compatíveis com as tecnologias Ethernet e Wi-Fi e são separadas em categorias como Pan/Tilt/Zoom que permite ao usuário mudar o ângulo das câmeras, habilitar áudio, controlar uso de luz infravermelha para uso noturno, entre outros.
Como funciona
Equipado com um servidor interno e uma placa de processamento, os dispositivos, que também se referem às câmeras IP, combinam as capacidades de uma câmera poder filmar e um computador para armazenar. Melhor que as CCRTS, as câmeras IP não necessitam de softwares ou placas adicionais, tornando fácil sua instalação e manuseio dentro de uma rede, pois ele possui seu próprio endereço de IP, ele se conecta automaticamente na rede por meio de um hub/roteador, funcionando 24 horas por dia. As câmeras IP são facilmente integradas a redes já existentes através do sistema Universal Plug and Play (UPnP).
Benefícios
• Segurança: câmeras IP podem ser usadas em conjunto de um sistema de alarme à parte, fazendo com que ela grave apenas quando um sensor ou o sistema de alarme soar ou enviar um e-mail de alerta ao sinal de uma invasão ou atividade no campo de visão da câmera.
• Acessibilidade: podem ser acessadas de qualquer local via navegador web.
Onde as câmeras IP são usadas?
• Usuários Domésticos: Moradores podem perfeitamente acompanhar seus filhos, animais, empregados, fluxo de carro na rua, vendo tudo em tempo real no local de trabalho. Alguns modelos ainda possibilitam a saída de áudio e a pessoa pode do outro lado falar pelo microfone do computador e o som sai pela câmera.
• Pequenas empresas: Muito usado em empresas que possuem grande estoque de mercadorias. Monitoramento 24 horas é a melhor solução para quem quer tranqüilidade e quiser conferir seu estoque. As câmeras IP mais modernas vem equipadas com sensor de movimento, que podem ser ligadas aos alarmes ou automaticamente enviam um email para o usuário avisando que houve movimento na área.
• Escritórios: São facilmente monitorados de qualquer computador remoto ligado a internet. Pode-se monitorar fluxo de pessoas, estoque entre outros.
• Lugares externos e públicos: Hospitais, parques, locais de transito de carros e pessoas, escolas. Zoom e foco automático ajudam na detecção da pessoa no caso de roubo. As imagens capturadas podem ser de grande ajuda na identificação de suspeitos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.