O projeto contou com quatro contêineres reaproveitados. |
A casa El Tiemblo, construída na Espanha, é a prova de que construções sustentáveis, feitas a partir de materiais reaproveitados, podem ser elegantes e, ao mesmo tempo, estar em harmonia com o ambiente ao seu redor.
O projeto foi feito pelos arquitetos do escritório James & Mau e contou com quatro contêineres reaproveitados, que totalizam os 190 metros quadrados da construção. A casa tem formato em L e é divida em dois pisos, com mais de sete cômodos espaçosos.
No térreo estão: sala, cozinha e banheiros. Enquanto o pavimento superior possui uma sala de estudos, uma suíte máster e o banheiro social. Todo o projeto foi pensado para fornecer independência, conforto e privacidade aos moradores. Mesmo assim, os arquitetos prezaram pelo cuidado com a redução do consumo energético na residência.
O edifício foi planejado levando em conta todas as condições naturais. Através dos conceitos da arquitetura bioclimática foi possível oferecer autonomia energética à casa. Além disso, a construção contou com o uso de muitos materiais reaproveitados. O isolamento térmico, por exemplo, é feito com jornal reciclado. Segundo os criadores, 70% dos materiais utilizados na construção são reciclados, reutilizados ou “limpos”.
Um dos pontos interessantes é que o sistema modular, usado na construção da casa, reduziu os impactos com transporte de materiais e também os custos. Este formato ainda permite que sejam feitas mudanças na estrutura com o passar do tempo.
Fotos: © Pablo Sarabia/Infiniski |
Redação CicloVivo