Tecnologia híbrida dispensa o uso de energia elétrica
Vanessa Daraya – INFO Online
A Universidade de Sevilha criou um projeto de iluminação urbana que conta com um sistema híbrido. A ideia é que ele seja capaz de descartar o uso das redes de distribuição elétrica.
Para isso, essa iluminação conta com um poste com células fotovoltaicas e turbinas eólicas. Essa mistura é necessária para que os equipamentos funcionem constantemente, independentes do clima local. Assim, em um dia nublado, por exemplo, a iluminação não para de funcionar.
O modelo conta com dois painéis policristalinos fotovoltaicos no topo do poste. Por sua vez, o eixo vertical, construído em aço galvanizado, tem a turbina eólica.
A energia absorvida por esse sistema híbrido fica armazenada em duas baterias de 12 volts de gel de chumbo, que ficam na base do poste. Além disso, é possível usar baterias de íon-lítio.
Outro ponto de destaque está em uma célula fotoelétrica no poste. Ela consegue detectar a baixa luminosidade do ambiente para que as lâmpadas acendam automaticamente.
As luminárias são equipadas com lâmpadas de LED. Elas podem durar até 50 mil horas e conseguem fornecer potência de até 3520 lumens. Além disso, o brilho das lâmpadas pode ser ajustado.
O sistema suporta ventos com velocidade de até 140 quilômetros por hora e opera em temperaturas de -30ºC a 40ºC. Mesmo que ele não esteja conectado à grade de energia, o equipamento pode ser controlado remotamente. Para completar, quando os postes atingirem o fim da sua vida útil, 95% deles está configurado para ser reciclado.
Atualmente, a universidade trabalha em um protótipo do poste e está à procura de compradores para a sua tecnologia.
INFO Online