post-title Bill Gates estimula reinvenção de sanitários 2011-11-26 22:52:08 yes no Publicado por: Categorias: Notícias

Bill Gates estimula reinvenção de sanitários

Os projetos devem levar em consideração a falta de estruturas de esgoto e a economia de água, um bem escasso em muitas localidades l Foto: Wikipedia
 

O fundador da Microsoft, Bill Gates está disposto a mudar a realidade atual dos banheiros nos países em desenvolvimento. Para isso, anunciou que a sua fundação, Bill & Melinda Gates Foundation, irá investir quase US$ 42 milhões em ideias que tornem esse ideal em realidade.

O magnata da informática é bastante conhecido por seus trabalhos filantrópicos, principalmente por suas realizações em locais com estruturas precárias. Segundo o diretor dos programas de água, higiene e sanitarismo da fundação, Frank Rijsberman, em declaração à agência AFP, as novas ideias são necessárias, pois o modelo de banheiro usado atualmente nos países ocidentais não são facilmente aplicados em países mais carentes.

Os projetos devem levar em consideração a falta de estruturas de esgoto e a economia de água, um bem escasso em muitas localidades. “Nós precisamos aprender a não pensar no cocô como restos inúteis, mas em uma matéria-prima que podemos reciclar ao custo de poucos centavos por dia”, explicou o diretor, lembrando que um tratamento adequado pode fazer com que os resíduos sejam fonte de lucro.

Alguns projetos já foram inscritos e utilizam painéis solares, micro-ondas e alternativas que fazem uso, principalmente do calor, para evitar contaminações por bactérias ou parasitas.

A expectativa é de que os diversos protótipos estejam prontos em um ano, para que sejam testados e cheguem ao mercado nos próximos três anos, ajudando as populações mais carentes a terem novas estruturas de saneamento. Com informações de agências internacionais.

Redação CicloVivo