As obras apresentadas devem levar em consideração o conforto, a capacidade de geração de energia e a qualidade da obra em geral.
As obras apresentadas devem levar em consideração o conforto, a capacidade de geração de energia e a qualidade da obra em geral. |
O projeto de casa sustentável de estudantes brasileiros está participando do evento Solar Decatlhon, que acontece a cada dois anos e tem como objetivo apresentar novas soluções energéticas para residências.
As obras apresentadas devem levar em consideração o conforto, a capacidade de geração de energia e a qualidade da obra em geral. Neste ano, os projetos são expostos na Espanha.
Chamado de Solar Decathlon Europe, o evento é uma competição internacional entre universidades que promove a investigação para o desenvolvimento de casas eficientes. O objetivo das equipes participantes é projetar e construir residências que consomem o mínimo de recursos naturais possíveis e produzem o mínimo de resíduos.
O projeto brasileiro batizado de Ekó House foi desenvolvido por estudantes de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Campinas e do estado do Rio Grande do Norte.
Para chegar ao modelo final, os estudantes analisaram diversos fatores, incluindo as condições climáticas e a melhor maneira de aproveitar os recursos naturais para benefício da habitação.
A energia da Ekó House é fornecida através de painéis fotovoltaicos, que tornam a casa autossuficiente energeticamente e ainda reduzem os impactos ambientais gerados pela produção elétrica. O projeto também apresenta sistemas que auxiliam o gerenciamento dos detritos. O banheiro seco é um dos exemplos. A tecnologia é responsável pela compostagem eficiente dos resíduos.
Segundo o site do projeto, os efluentes provenientes do chuveiro, lavatório e da máquina de lavar roupas serão tratados através de um sistema natural. Assim, a água poderá ser utilizada novamente, reduzindo significativamente os gastos.
Os visitantes na Espanha têm acesso livre para visitar os stands e ver os projetos montados, além de terem a oportunidade de participar de diversas atividades sobre energia renovável. O objetivo principal é “sensibilizar o público para utilização de energias renováveis e, em particular, as possibilidades da energia solar em casas”.
Com informações do Espaço Decorado.
Redação CicloVivo