post-title Empresa suíça lança placa solar branca que deixa ambiente mais fresco 2014-11-13 18:04:40 yes no Publicado por: Categorias: Notícias

Empresa suíça lança placa solar branca que deixa ambiente mais fresco

Quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Empresa suíça lança placa solar branca que deixa ambiente mais fresco

Ampliar
O modelo pode ser aplicado em módulos já existentes ou novos.
O modelo pode ser aplicado em módulos já existentes ou novos.

A empresa suíça CSEM anunciou recentemente ter desenvolvido placas fotovoltaicas brancas. A tecnologia deve ser bastante atraente para a indústria da construção, já que permite a produção de energia limpa, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir a temperatura dos edifícios.

Os modelos de células fotovoltaicas mais comuns atualmente são fabricados em azul ou preto. Esta opção ajuda a maximizar o aproveitamento da luminosidade solar, mas também armazena mais calor, que é transmitido para o interior da construção. Já os telhados brancos são capazes de reduzir em até 30% a temperatura interna do edifício. Uma placa solar capaz de ter essa dupla função parece ser uma saída interessante em termos arquitetônicos, tecnológicos e ambientais.

Para chegar a esse modelo a CSEM desenvolveu uma tecnologia que combina células solares capazes de converter a luz solar de raios infravermelhos em eletricidade e um filtro de difusão seletiva, que espalha todo o espectro visível durante a transmissão de luz. Através desse sistema, qualquer tecnologia solar à base de silício cristalino pode ser usada para fabricar módulos brancos.

De acordo com a empresa, o modelo pode ser aplicada em cima de um módulo existente ou integrados em um novo, em superfícies planas ou curvas. A companhia também espera poder usar o sistema para produzir energia em automóveis. O valor das placas solares não foi divulgado.

CicloVivo