post-title Mais de 80% dos gaúchos se sentem seguros dentro de casa, aponta estudo 2010-12-17 19:13:09 yes no Publicado por: Categorias: Notícias

Mais de 80% dos gaúchos se sentem seguros dentro de casa, aponta estudo

Levantamento do IBGE aponta o Estado como um dos que mais investem em itens de segurança

Francisco Amorim | francisco.amorim@zerohora.com.br

Os gaúchos estão entre os brasileiros que mais se sentem seguros dentro de suas casas. Mas a segurança tem preço: eles investem mais em dispositivos para proteger seus lares.

>> Opine: Que medidas você toma
para se sentir seguro no seu lar?

É o que diz um estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009, 84% dos gaúchos acreditam estar protegidos dentro de casa. Só é menor do que em Santa Catarina (84,3%) e Piauí (85,4%).

Clique na imagem abaixo para conferir alguns
dos itens de segurança mais utilizados em casas

Apesar de 61,4% dos gaúchos terem sentimento semelhante em relação à cidade onde vivem — 9% a mais do que a média nacional –, o Estado ocupa apenas a 7ª posição no ranking nacional. Ou seja, quem mora no extremo sul do país acredita estar a salvo só depois de trancar a porta.

A sensação pode estar diretamente ligada a outro dado revelado pela pesquisa: os gaúchos estão entre os brasileiros que possuem mais em itens de segurança na sua casa.

— O investimento é convertido em uma sensação. Quando você instala um alarme, por exemplo, tem o sentimento de estar mais seguro — explica o psiquiatra forense Rogério Cardoso.

>> Leia a reportagem completa na
edição de Zero Hora desta quinta-feira

ZERO HORA