post-title Panasonic anuncia Blu-ray regravável de 100GB 2011-04-15 00:27:53 yes no Publicado por: Categorias: Notícias

Panasonic anuncia Blu-ray regravável de 100GB

Panasonic anuncia Blu-ray regravável de 100GB

Ampliar
O novo BDXL regravável possui um revestimento, segundo a empresa, mais eficiente contra arranhões e sujeiras.
O novo BDXL regravável possui um revestimento, segundo a empresa, mais eficiente contra arranhões e sujeiras.

Por Alex dos Santos

Depois de ver a Sharp apresentar em julho do ano passado o primeiro disco Blu-ray gravável de tripla camada – o BDXL – com capacidade de até 100GB, a Panasonic no Japão anuncia a chegada já este mês de uma mídia BDXL regravável. Com isso, o formato que ganhou o apoio da Blu-ray Disk Association passa oferecer a possibilidade de gravar e apagar centenas de vezes até 12 horas (ou 720 minutos) de material HD.

Fabricado e vendido apenas no Japão e custando o equivalente a R$ 192 (veja orelease), o novo BDXL regravável possui um revestimento, segundo a empresa, mais eficiente contra arranhões e sujeiras. O problema é que para poder usar esse disco, você vai precisar de um gravador de Blu-ray compatível.

Eis um dos casos (ou descasos) que me deixam intrigados é a ausência de gravadores de Blu-ray de mesa aqui no Brasil. Gostaria de entender o motivo de empresas como Panasonic e Sony ainda não trazem seus modelos lançados lá fora (mais). E o pior é que com o misterioso sumiço dos gravadores de DVD, o consumidor simplesmente não tem nenhuma forma de guardar seus conteúdos numa mídia óptica a partir de um aparelho de mesa.

Ainda hoje, prometo entrar em contato com esses fabricantes para perguntar se algum dia veremos gravadores de Blu-ray nas lojas deste País. Enquanto isso, a gente vai se virando com media centers ou gravadores de BD em PC.

Planet Tech