post-title Para um mundo sustentável 2011-11-26 22:59:46 yes no Publicado por: Categorias: Notícias

Para um mundo sustentável

Para um mundo sustentável

Vida sustentável significa vida inteligente. Atitudes ecologicamente corretas ajudam a salvar o nosso planeta e garantem o futuro das próximas gerações.

Por Redação Clube Vida Moderna

Procurar os meios possíveis para não agredir mais a natureza, reaproveitar o que já consumimos e manter o foco nos resultados a longo prazo é sustentabilidade.

Muitas empresas adotam essa palavrinha mágica em suas campanhas promocionais para chamar a atenção do público, porém a verdadeira sustentabilidade remete à atitude consciente. Muito mais do que apenas replantar árvores, é preciso pensar na quantidade de CO² lançado na atmosfera e, principalmente, em não agredir ainda mais o planeta.

Selo FSC de SustentabilidadePara conseguir diferenciar uma empresa sustentável das outras, o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal criou o selo FSC que certifica as empresas que realizam trabalhos sérios de sustentabilidade. Este é o selo verde, reconhecido em todo o mundo. “Ele garante que o produto vendido veio de um processo produtivo manejado, de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, no cumprimento das leis vigentes”, esclarece o FSC Brasil.

Essa preocupação em comprar e consumir produtos que não agridam o meio ambiente é importante tanto para ajudar a salvar o nosso planeta desde já, quanto para incentivar as empresas a agirem desta forma e, assim, garantirmos que os nossos netos tenham um lugar descente para viver.

“Precisamos nos conscientizar da importância que é cooperarmos com a economia dos recursos naturais do nosso planeta. Nosso estilo social e de vida impactam diretamente na realidade a nossa volta. Devemos saber escolher os políticos que elegemos, as empresas onde compramos nossos produtos, se merecem nossa credibilidade pelo trabalho que desenvolvem”, fala Alexandre Spatuzza, editor da Revista Sustentabilidade.

Até o turismo tem sua parte de responsabilidade na sustentabilidade. A WWF-Brasil lançou no Adventure Sports Fair, feira de Esportes e Aventuras, em São Paulo, o Passaporte Sustentável. Ele traz dicas e fala sobre o excesso de bagagem, o consumo de artigos locais, opção por meios de hospedagem que reciclem resíduos, e várias outras idéias simples de como reduzir o impacto ambiental durante as viagens.

Outra grande idéia da WWF-Brasil para conscientizar as pessoas é o quizz Pegada Ecológica, onde você responde 15 perguntas sobre seus hábitos de consumo, e o resultado final mostra quantos planetas Terra seriam necessários para suprir apenas as suas necessidades.

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

Reduzir, reutilizar e reciclar são os três “Rs” da sustentabilidade. Seguindo esse esquema, é possível economizar dinheiro, reduzir a quantidade de lixo que é enviada para aterros e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir as emissões de carbono. 


 

 

Faça a sua parte

Para começar, é preciso prestar atenção ao lixo que é produzido diariamente. Saber como eliminá-lo é bom para você, para o meio ambiente e para as futuras gerações. Saiba que até dois terços do lixo doméstico pode ser reduzido, reutilizado ou reciclado.

Reciclar é muito fácil. É só separar os materiais recicláveis dos orgânicos e chamar a cooperativa de lixo mais próxima da sua casa. É super cômodo porque eles buscam os produtos, e você ainda ajuda a garantir emprego formal para as pessoas que dependem da reciclagem para viver.

Eletrodomésticos e qualquer outro item que não te servem mais podem ser doados e assim reaproveitados.

Outro ponto é pensar antes de comprar algo. O consumismo desenfreado é um dos grandes inimigos da natureza.

O Instituto Ikatu apresenta algumas curiosidades e dá dicas valiosas para a sustentabilidade da vida no planeta.

Por Redação Clube Vida Moderna