post-title Casa digital está ao seu alcance 2010-09-30 12:27:29 yes no Posted by: Categories: Notícias

Casa digital está ao seu alcance

Automatizar um imóvel não é mais coisa do futuro. Já existe tecnologia para quem não quer gastar muito .

Conforto e segurança são coisas que todo mundo deseja ter, não importa o local, pode ser em casa ou no trabalho.

Graças aos avanços tecnológicos, existem hoje sistemas que podem proporcionar as duas coisas simultaneamente em ambientes residenciais ou comerciais.

Mais conhecida pela praticidade, a automação é um sistema que consiste em controlar praticamente todos os pontos da casa com apenas o toque de um botão.

É possível, por exemplo, ligar a televisão, o som e a luz sem levantar do sofá ou aumentar e diminuir a temperatura do ar-condicionado sem ao menos ter de olhar para ele.

Mas, na hora de se fazer um projeto, a automação tem sido levada em consideração também por proporcionar segurança, pois permite que o proprietário do imóvel monitore as câmeras e os alarmes tanto de dentro quanto de fora do local.

Há como checar se os portões, portas e janelas estão realmente fechados e se os funcionários, como porteiros e de serviços gerais, estão cumprindo suas tarefas nos horários determinados.

Dá para saber se a faxineira, por exemplo, esqueceu uma das portas abertas ou se alguém retirou um objeto de valor.

Mesmo estando em outro país, a pessoa tem total controle do que está acontecendo em sua residência ou empresa.

O mesmo aparelho usado para fazer ligações telefônicas, ouvir música, enviar mensagens de texto e acessar a Internet pode virar o controle remoto universal da sua casa.

Porém, se você não quiser usar seu celular, pode carregar uma versão sem fio do interruptor de parede clássico, que passa a funcionar em qualquer lugar e em qualquer cômodo.

Na casa “high-tech”, computadores passam a controlar automaticamente funções como iluminação, temperatura, som, televisão, câmeras de segurança e até o aquecimento da banheira de hidromassagem.

Tudo a quilômetros de distância.

Quem se preocupa com os gastos dos eletrodomésticos, por questões ambientais ou financeiras, pode também instalar um programa que faz um controle do consumo de energia na casa, ele calcula os gastos e oferecem gráficos comparativos com o consumo do dia, semana e mês.

Existem equipamentos com funções especiais, como acionar a irrigação do jardim em horários pré-programados, ativar cortinas e persianas e monitorar as câmeras de segurança.
Futuro

Você compraria um carro sem injeção eletrônica? Você compraria uma televisão sem controle remoto?

Talvez estas perguntas sejam absurdas, pois os maiores fabricantes de automóveis e televisores não utilizam mais carburadores e aparelhos sem controle remoto.

Por mais simples que sejam seus produtos, revelam um pequeno detalhe do avanço tecnológico atual. A tecnologia é real e está presente em nosso cotidiano.

Analisemos nossa residência (casa ou apartamento), nosso local de trabalho (escritório, comércio, indústria), nosso local de lazer. Qual a tecnologia que existe nestes locais?

Nos deslocamos para estes lugares talvez com o que existe de mais moderno em termos de automóveis, utilizamos os mais modernos meios de comunicação existentes nestes locais, porém ainda usamos uma chave para abrir a porta da casa quando nosso carro abre e fecha com um simples controle remoto.

Nossos carros já têm tecnologia que reconhece o motorista ao entrar no veículo e ajusta altura do assento e do volante, temperatura, som, espelhos retrovisores, Agora, no verão, ao chegarmos em casa, precisamos ligar as luzes, ligar e esperar o ar-condicionado refrigerar o ambiente para usufruir o conforto deste eletrodoméstico, ligar a televisão e escolher o canal desejado ou pegar outro controle remoto e ligar o DVD.

Se quisermos relaxar na banheira de hidro, precisamos prepará-la para isto. Poderia citar inúmeras outras situações cotidianas vividas por nós, que em muitos casos já fazem parte da rotina estafante do dia a dia.

Gil Nóbrega – Mogi News