post-title Quais são os principais diferenciais da câmera IP? 2018-12-26 11:14:37 yes no Publicado por: Categorias: Notícias

Quais são os principais diferenciais da câmera IP?

Quais são os principais diferenciais da câmera IP?

Entre os vários equipamentos de segurança existentes no mercado, a câmera IP é, sem dúvida, um dos mais tecnologicamente evoluídos. A ferramenta é ideal para o usuário que deseja a melhor imagem e não quer perder nenhum detalhe.

O fato é que, hoje, os proprietários de casas e empresas precisam se preocupar bastante com a segurança de seus bens. Com o Estado não conseguindo diminuir a marginalidade, cabe aos empresários e cidadãos buscarem alternativas inteligentes. A câmera IP é uma delas.

Mas o que é câmera IP? Como funciona? Qual é a diferença para o modelo analógico? Continue lendo e saiba tudo de mais importante sobre essa tecnologia. Confira!

O que é câmera IP?

Também conhecida como câmera de rede, esse equipamento é uma solução de vigilância no qual se já uma integração de uma placa de rede dentro de uma câmera de segurança.

Ainda que algumas pessoas acreditem se tratar de algo exclusivo ou raro de se ver, a verdade é que a tecnologia IP já está presente na nossa rotina diária, em vários aplicativos de smartphones. Uma câmera IP, entre outros componentes, contém:

  • sensor de imagem;
  • lente;
  • memória;
  • processadores.

Esse tipo de ferramenta é o que tem de mais inovador em relação ao monitoramento de ambientes. Com isso, também foram alcançados diversos avanços em melhorias na criação de soluções de segurança.

Como essa tecnologia funciona?

A tecnologia possui infraestrutura de rede. Ou seja, assim como acontece com outros equipamentos que se conectam à internet, a câmera conta com o seu próprio IP. Esse detalhe faz com que o equipamento seja conectado à internet ou a rede interna de forma direta, sem ajuda de qualquer outra ferramenta.

Basicamente, o funcionamento da câmera IP acontece sempre que existir uma conexão com a internet.

No entanto, é importante ressaltar que a ferramenta nada tem a ver com as webcams. Como sabemos, as câmeras para PC precisam de um computador pessoal para funcionar corretamente, além de necessitarem da instalação de softwares.

Já a câmera IP depende de cabo de rede ou por wi-fi, conectada a um PC ou NVR (gravador de vídeo em rede) para permitir que as imagens capturadas sejam reproduzidas e armazenadas em tempo real.  Apresenta outras funções como transmissão de imagem por FTP, acesso via Web, disparo de e-mail, detecção de movimento, captura de áudio e entre outras funções.

Qual a diferença para outros modelos?

Além de toda a questão de componentes, a câmera IP apresenta algumas diferenças para outros modelos, especialmente para o analógico. Para melhor entendimento, confira um comparativo direto entre os dois modelos.

Câmeras analógicas

Custo

Em geral, por não contarem com tecnologia de ponta, as câmeras analógicas têm preço mais acessível comparadas aos modelos IP.

Compatibilidade

As câmeras analógicas são bastante eficientes em termos de compatibilidade, tanto para a incorporação em sistemas de segurança quanto para a junção à de outros fabricantes.

Variedade

Hoje em dia, esse tipo de câmera ainda apresenta grande variedade de opções no mercado.

Grandes projetos

Essa é uma das maiores desvantagens da câmera analógica. Por necessitar da instalação de cabos, ela não é recomendada para grandes projetos ou serviços que contemplem um grande espaço de cobertura ou longas distâncias

Qualidade de imagem

Atualmente, já é possível encontrar câmeras analógicas AHD, HDCVI ou HDTVI com resoluções 720p, 1024p e até 5 megapixels.

Câmeras IP

Rede

É um dos maiores diferenciais das câmeras IP. Elas trabalham com dispositivos de rede, possibilitando a utilização de uma conexão já existente. Além de facilitar muito a instalação, isso ainda diminui os gastos de um serviço convencional nesse sentido.

Qualidade de imagem

Aqui, há dois detalhes importantes. O primeiro se dá pelo fato de que as câmeras IP apresentam resolução de imagem de altíssima qualidade. O segundo ponto é que esse tipo de tecnologia impede a perda na transmissão de imagens. Ou seja, as câmeras IP conseguem reproduzir fielmente tudo o que captam.

Banda larga

As câmeras IP necessitam de consumo de banda larga maior que as analógicas, ou seja, uma conexão acima da média.

Alto custo

Obviamente, em razão das variadas tecnologias embutidas, esse equipamento apresenta custo mais elevado que os modelos analógicos.

Além dessas diferenças de vantagens e desvantagens, o grande ponto central e distinto entre os dois modelos é a necessidade de um componente extra para transmissão de vídeo.

Ou seja, a câmera analógica precisa da instalação de um DVR conectado a uma monitor ou TV para exibir as imagens, assim como um videogame ou DVD player. Já a câmera IP pode ser conectada diretamente à rede de computadores local, recebendo e enviando imagens e podendo ser acessada sem a necessidade de um outro equipamento como o DVR/NVR e etc. Se tiver o endereço da câmera IP na rede você pose acessá-lo por APP ou Webrowser com a maior facilidade.

Como escolher a melhor tecnologia?

Como em muitos casos de comparação, aqui não existe a opção “melhor”. Como explicado, cada tecnologia tem seus pontos positivos e negativos, e a decisão final vai depender muito da carência e das possibilidades do usuário.

Confira alguns pontos que você pode levar em consideração antes de se decidir:

Investimento financeiro

Logicamente, o primeiro critério deve ser sempre as suas condições financeiras. É preciso lembrar que, por oferecerem melhor qualidade, as câmeras IP são mais custosas.

Caso o investimento esteja acima do seu capital, é importante analisar se vale a pena mesmo se apertar para ter um equipamento de nível superior. Uma ótima dica é sempre considerar sob a perspectiva do custo-benefício.

Necessidades do projeto

As ótimas câmeras IP conseguem enviar imagens com vídeo H.264, MPEG-4 ou Motion JPEG usando diferentes protocolos de rede. Mas será que o projeto demanda mesmo tal tecnologia diferenciada?

Para evitar ações equivocadas, analise as reais necessidades do seu projeto e veja qual a obrigatoriedade de cada equipamento.

Estrutura do local

Outro ponto de suma importância é a estrutura do local no qual serão instaladas as câmeras. Isso é essencial porque, dependendo da escolha, será imperativo a colocação de cabos e fios por todo o ambiente.

Se os modelos analógicos demandam espaço, as câmeras IP exigem que o usuário conte com boa conexão Wi-Fi — é essencial se preocupar com paredes e barreiras que contribuam para a perda de qualidade do sinal.

Sendo assim, não deixe de verificar as necessidades de cada equipamento e analise qual se encaixa melhor na estrutura local.

Então, quais são os destaques da câmera IP?

Depois de todas as informações apresentadas, é possível afirmar que os maiores destaques da câmera IP são a transmissão de imagem de alta qualidade e a facilidade de instalação. Ela está muito acima, em relação ao modelo analógico, nesses quesitos.

Um grande exemplo disso é quando você precisa rever os vídeos gravados pela câmera IP. Caso necessite dar um zoom na imagem, isso pode ser feito sem quase nenhuma perda de qualidade.

Enfim, a câmera IP é, com certeza, uma das melhores opções quando se trata de equipamentos de segurança. Como o seu nível tecnológico é superior, o usuário consegue observar melhor as imagens e não perder nenhum ponto que possa vir a ser importante. Então, analise as informações apresentadas e conte agora mesmo com a melhor ferramenta na sua casa ou empresa.

Quer conhecer os melhores equipamentos de segurança para o seu negócio? Entre em contato com www.instalteccomercial.com.br , vamos ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *