post-title Por que investir em controle de acesso já? 2018-12-26 11:27:30 yes no Publicado por: Categorias: Notícias

Por que investir em controle de acesso já?

Por que investir em controle de acesso já?

Você sabe quem, ao certo, entra e saí dos principais ambientes do seu negócio? É capaz de afirmar que somente as pessoas autorizadas entram no almoxarifado e direção, por exemplo? Responder a essas simples perguntas pode mostrar se sua empresa tem prestado atenção na segurança dos seus ativos.

Para ajudá-lo a pensar sobre isso, neste post explicamos o que é controle de acesso e por que você deveria investir nisso. Ao final, você verá como a segurança é vital para que seu negócio possa crescer mais e ter menos danos. Preparado? Boa leitura!

Segurança de informações

Uma preocupação comum aos empresários dos mais variados setores é quanto à segurança das suas informações. Mesmo pequenas e médias empresas podem ter grandes prejuízos, caso seus dados sejam vazados ou seu patrimônio seja lesado de alguma forma.

Além disso, se uma concorrente acessa a estratégia da sua empresa, você terá grandes problemas para alcançar os objetivos traçados, principalmente quando o negócio acontece de forma sazonal, uma vez que a recuperação tenderá a ser ainda mais lenta.

Para que você não tenha mais essa preocupação, conheça quais são os principais motivos para investir em controle de acesso, que é qualquer tipo de sistema, equipamento ou mecanismo capaz de limitar o acesso de indivíduos a ambientes ou dados. Dessa forma, todas as informações e bens da sua instituição estarão livres de pessoas não autorizadas. Confira!

Evitar o risco de vazamento de informações

Os ativos são informações estratégicas importantes para qualquer negócio. Quando algum dado, objeto ou arquivo é roubado, a empresa poderá ter grandes dificuldades e problemas no mercado. Infelizmente, esse problema ainda acontece em todo o mundo.

Para evitá-lo, é importante ter controle de quem acessará as informações. E é aí que entra o controle de acesso. Ele possibilita que alguns locais-chave permitam a entrada apenas de pessoas com autorização. Normalmente, esse sistema é utilizado em departamentos financeiros, centrais de processamento de dados, salas de segurança, almoxarifado, diretoria etc.

Controle do fluxo

Uma das grandes vantagens do controle de acesso é a possibilidade de monitorar o fluxo de pessoas que entram e saem dos locais.

Algumas vezes, a entrada em reuniões e o fechamento de ambientes precisa ser controlada, permitindo que apenas pessoas autorizadas entrem no recinto. Isso acontece por alguns ambientes necessitarem de total controle na circulação de pessoas.

Um bom exemplo disso são as áreas de distribuição de medicamentos importantes, salas de diretoria de grandes empresas, ambientes governamentais de alto escalão, entre outros. Nesses casos, ter equipamentos de segurança, como a biometria, fará com que a garantia da segurança interna seja comprovada. Assim, toda a organização saberá que apenas as pessoas autorizadas terão acesso.

Com o controle de acesso, sua empresa conseguirá obter facilmente as informações sobre quem entrou no recinto, podendo identificar, até mesmo, quanto tempo o indivíduo permaneceu no local.

Possibilidade de bloqueio de códigos

Um momento difícil é quando determinado funcionário é despedido ou quando algum colaborador perde as chaves dos locais de acesso. Caso seu negócio conte com um sistema de controle de acesso, porém, é possível bloquear de forma imediata a permissão que uma senha ou cartão tem para acessar determinado local.

Isso é realizado de forma rápida, sem a necessidade de modificações profundas e físicas no sistema empresarial. Sendo assim, o bloqueio é realizado a partir de um software centralizado. Nos casos com segurança padrão, pode ser necessário, até mesmo, trocar fechaduras, causando um grande incômodo para os outros profissionais e gerando maior custo para a empresa. Além disso, enquanto todo o processo não é concluído, as salas estarão desprotegidas.

Cria um ambiente seguro para a empresa

Quando não se conta com sistemas seguros, todos os profissionais ficam receosos quanto ao vazamento e roubo de informações. Em casos, por exemplo, com biometria, as digitais do usuário são uma excelente forma de garantir a segurança dos locais. Além das digitais, você pode usar a biometria das mãos. Como cada pessoa tem informações digitais diferentes dos demais indivíduos, você terá a garantia que não haverá formas de esses dados serem manipulados ou clonados.

Dessa maneira, as equipes estarão mais focadas no trabalho que devem realizar, uma vez que as informações relevantes da empresa estarão plenamente protegidas. Isso é útil, até mesmo, na produtividade de cada colaborador.

Otimiza a forma com que as equipes são gerenciadas

Como é possível criar vários perfis de acesso de usuários, sua empresa consegue fazer a liberação de acordo com o horário e o local de trabalho de determinado funcionário. Ou seja, alguém que trabalha apenas no período da manhã, não poderá circular nos ambientes da instituição em outro horário sem prévia autorização. Da mesma forma, um funcionário não poderá entrar em um ambiente diferente do seu sem ser convidado.

Tudo isso é possível a partir da gestão eficiente de recursos interligados de software e hardware, criando um maior controle de toda força de trabalho existente no negócio.

Além disso, o sistema também permite a inclusão de perfis de visitantes ou de grupos mistos de pessoas (que tenham várias necessidades). Assim, sua instituição monitorará e fará o registro de toda a movimentação diária do local.

Dessa forma, seus processos serão gerenciados com qualidade, fazendo com que regras claras sejam criadas. Com isso, os profissionais saberão ao certo quais são suas atribuições, onde devem trabalhar e o que se espera deles. Portanto, pode-se dizer que o investimento é revertido em maior organização do trabalho desenvolvido dentro da empresa.

Incentivo em segurança

Em 2018, o investimento em segurança pode chegar a 93 bilhões de dólares. Isso é devido à atual conscientização das empresas sobre a necessidade de segurança. Embora um investimento em sistemas e tecnologias de proteção de dados possam parecem gastos, no momento, mais tarde se mostrará ser um investimento para livrar seu negócio de vazamento de informações, perda de patrimônio e queda de produtividade.

Por isso, comece o quanto antes a fazer um bom planejamento das necessidades de controle de acesso da sua empresa. Assim, você estará mais bem preparado para encarar as dificuldades que podem colocar seu negócio em perigo.

Entre em contato agora mesmo conosco e saiba como podemos ajudá-lo a ter uma empresa mais segura. Esperamos por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *